Semana Santa, Páscoa, tradições, significados e destinos turísticos

A Semana Santa é um dos principais momentos de celebração religiosa no Brasil, marcando o período entre o Domingo de Ramos e a Páscoa. É celebrada com muita devoção pelo povo brasileiro. É um momento muito importante para as pessoas, que encontram nos rituais da época a oportunidade de se conectar com Deus e refletir sobre os ensinamentos cristãos através de muitas comemorações, boas comidas e momentos de gratidão. 

Nesta época temos em algumas cidades também o turismo religioso, através de procissão, missas, além de espetáculos teatrais que retratam a paixão de cristo e sua crucificação.

No Brasil, as crianças costumam seguir as pegadas do coelho até encontrar os ovos que estão por ali escondidos, tudo muito bem arquitetado em geral pelos adultos…

O costume, no entanto, vem da Alemanha, e chegou ao Brasil só no início do século passado. 

Segundo a tradição Judaica, a Páscoa têm relação com as dez pragas enviadas por Deus contra o Egito, na época, antes da décima praga ser enviada, Moisés  foi instruído a pedir que cada família do povo Hebreu, que era como os Judeus eram chamados até então, sacrificasse um cordeiro e molhasse os umbrais das portas com o seu sangue, para que não fossem acometidos pela décima praga. 

Desta maneira o povo Hebreu foi poupado da décima praga, que afligiu apenas os Egípcios, e marcou a libertação dos Hebreus da escravidão Egípcia. 

Como recordação dessa liberação, e do castigo de Deus sobre o Faraó, foi instituído para todas as gerações seguintes a celebração da Páscoa. Assim teve início a Páscoa Judaica.

A Páscoa para a sociedade ocidental, acontece 47 dias após o carnaval. Para ser mais preciso, após a terça-feira de carnaval, se contam 40 dias, começando pela quarta-feira de cinzas, até a sexta-feira da paixão, que é a sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa, a esse período de tempo chamamos de quaresma.

Para muitos brasileiros, o Domingo de Páscoa tem um significado sagrado, marca a ressurreição de Jesus Cristo e encerra a semana anterior, conhecida como Semana Santa, que tem início no Domingo de Ramos. A semana santa simboliza o sofrimento de Jesus até a sua ressurreição. Ficou confuso? Se aperreia não, que vamos te explicar os detalhes de cada dia da semana santa.

Começamos nossa viagem na história, pelo primeiro dia da semana santa, que é o Domingo de Ramos, e que segundo a tradição marca o dia em que Jesus chegou a Jerusalém para comemorar a Páscoa Judaica, e segundo as escrituras o povo o recebeu com ramos de palmeiras. Daí o nome, Domingo de Ramos.

O segundo dia da semana santa é a Segunda-feira santa. Este dia marca o dia em que Jesus expulsou os comerciantes do templo de Jerusalém.

Na terça-feira, segundo a Bíblia, Jesus retornou a Jerusalém e foi confrontado pelas autoridades religiosas do templo, irritadas com o fato de Jesus se colocar como uma autoridade espiritual.

Já na Quarta-feira Santa, cogita-se que foi o dia em que os chefes dos sacerdotes se reuniram para conspirar contra Jesus.

A quinta-feira Santa, marca a Última Ceia, que é quando Jesus se reuniu com os seus discípulos e revelou que seria traído e morto.

A sexta-feira Santa, também conhecida como sexta-feira da paixão, é o dia em que Jesus foi preso, julgado, condenado e morto.

No Sábado, também chamado de Sábado de Aleluia, segundo as escrituras, o corpo de Jesus se manteve no sepulcro.

E por fim, temos o Domingo de Páscoa, ou Domingo de Aleluia, onde segundo a Bíblia Jesus ressuscitou.

Durante o período da semana santa, existe a tradição de não consumir carne vermelha. Maaaaas, pera aí que têm muita comida boa durante essa época, principalmente aqui no Nordeste, visse?!

Os peixes são os protagonistas, da época, um dos mais tradicionais é Bacalhau que dá pra fazer uma grande variedade de receitas, como por exemplo o Bacalhau gratinado, bolinho de bacalhau, bacalhau ao forno, e muitas outras receitas deliciosas. 

Temos também outros pratos que são muito tradicionais na Páscoa dos Nordestinos. O primeiro deles é o quibebe, um tipo de purê de jerimum preparado com leite de coco. O segundo é o arroz de coco, que nada mais é que o arroz cozido com leite de coco. E o mais emblemático é o feijão de coco, onde é só tu triturar feijão já cozido no liquidificador,  temperar com cebola, alho, e coentro e o que mais tú gostar e finalizar com leite de coco, o resultado vai ser um creme bem grosso e delicioso, percebesse né, que o leite de coco é ingrediente quase que indispensável, nessa época por aqui…

Outra iguaria muito consumida em alguns estados do Nordeste, principalmente em Pernambuco, é o bredo, que é uma planta cheia de mistério. Ninguém sabe dizer ao certo como ela foi parar no cardápio da Semana Santa e nem os motivos pelos quais ela desaparece assim que este período acaba. Certeza mesmo é a força desta tradição.

Pela tradição, a semana santa deveria ser uma época de jejum e oração, mas “ave maria” é muita comida boa, então a gente até tenta, mas acaba cometendo o pecado da gula.

E continuando falando de coisa gostosa, não podemos esquecer os ovos de páscoa de chocolate, que enchem os corredores dos supermercados e esvaziam os bolsos dos clientes, principalmente quem tem criança em casa. 

Os ovos de chocolate como são conhecidos hoje começaram a aparecer apenas por volta do século 18, com a descoberta do cacau e a introdução desse alimento na culinária européia.  Falando em Cacau, você sabia que no nordeste temos o maior produtor Nacional de Cacau, que é o estado da Bahia?

A venda de forma industrial do ovo de chocolate, no entanto, só veio no século 19, por meio da cultura americana. O ovo de chocolate como nós conhecemos hoje, existe só há pouco mais de 200 anos.

E para acompanhar as delícias servidas na páscoa, que tal um bom vinho?

A origem da tradição não é exata, mas um grande número de estudiosos explica que a tradição do vinho na ceia da Páscoa se deve ao fato desta bebida realçar o sabor dos pratos da Semana Santa como os peixes e chocolates.

A melhor combinação com pratos à base de peixe é o vinho branco, uma opção são os fabricados com a uva Sauvignon Blanc.

Já para harmonizar com chocolate, o ideal são vinhos tintos secos, fabricados com a uva merlot.

E se tu quer uma dica de passeio pra curtir a semana santa no nordeste, que tal conhecer a cidade teatro de Nova Jerusalém, situada no município do Brejo da
Madre de Deus em Pernambuco, é considerado o maior teatro ao ar livre do mundo com 100 mil metros quadrados que equivale a um terço da área murada da Jerusalém original.

Realizado desde 1968, o espetáculo conta a emocionante encenação do drama da Paixão de cristo, e custa em média R$180 e R$200, a depender do dia escolhido, com opção de meia entrada. 

Veja aqui o translado para o passeio: https://www.luckreceptivo.com.br/passeio/recife/paixao-de-cristo-transporte-ingresso-saidas-de-boa-viagem-piedade-shopping-riomar-rec_141?partner=d433

Se quiser aproveitar a região para turistar, tu ainda pode saindo de lá, visitar as cidades de Caruaru, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, cidades bem importantes na região e com muita coisa bonita para ver, visse?!

Agora se tu vem de longe, recomendamos se hospedar na pousada que fica dentro das muralhas do teatro, e que além de oferecer toda a estrutura de uma excelente pousada, tu ainda vai ter a opção do pacote de turismo interativo, onde tu vai poder ser figurante no espetáculo da Paixão de Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *